O gênio de Ariano Suassuna inspira O Auto da Boa Mentira

SIGA O ZANIN. CRÍTICO DE CINEMA DO MAIOR GABARITO. ELE COMENTA TODA SEXTA NO PROGRAMA BOM PARA TODOS DA TVT, ÀS 15 HORAS.

Avatar de Luiz Fernando Zanin OricchioCinema, Cultura & Afins

Pode-se dizer que existe uma boa mentira, ainda mais em tempos das terríveis fake news, essa praga contemporânea? Para Ariano Suassuna, sim. Em imagens de arquivo, o grande dramaturgo e escritor paraibano (1927-2014) estabelece logo a diferença. Não elogia a mentira contada para prejudicar outra pessoa. Mas gosta do mentiroso que trabalha “por amor à arte”. Diz tudo entre risos, ele que foi o mais bem-humorado dos intelectuais brasileiros. Auto da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte, é baseado em causos do escritor, um invejável contador de histórias engraçadas.

O filme é dividido em quatro episódios.No primeiro, um indivíduo anônimo chega a um hotel onde se dá uma convenção. É esnobado por todos, até que a semelhança física com um grande comediante lá hospedado para um show o tira do anonimato. Leandro Hassum faz graça com sua própria persona artística, e com o comentário recorrente das pessoas de que “gordo…

Ver o post original 365 mais palavras

Deixe um comentário